ūüé¨ūüďĄ Como fazer cen√°rios para gravar v√≠deos em casa

A quarentena imposta pelo novo coronav√≠rus obrigou ainda mais pessoas a produzirem conte√ļdo #emcasa. Eu sempre gravei meus v√≠deos dentro do meu lar doce lar, por isso sei bem os desafios de fazer isso. Por isso, decidi fazer um v√≠deo passo-a-passo de como montar um fundo legal para fazer v√≠deos.

Clique aqui para assistir no YouTube

Se você não puder assistir agora, aqui vão algumas dicas:

Defina onde você vai gravar

Nosso cenário vai depender muito do local onde você vai filmar. Eu recomendo escolher um lugar da casa onde você se sinta confortável e, de preferência, um local onde você não será interrompido.

Tamb√©m √© interessante escolher um espa√ßo amplo, para colocar seus equipamentos – seja c√Ęmera, luz, microfone ou o que mais voc√™ tiver. O sil√™ncio tamb√©m √© importante, porque √© complicado tirar certos ru√≠dos do √°udio na edi√ß√£o, ainda mais se voc√™ n√£o tem experi√™ncia nisso.

Cuide tamb√©m com a reverbera√ß√£o/eco. Isso acontece principalmente em espa√ßos vazios ou com poucos m√≥veis. Uma solu√ß√£o para resolver isso √© colocar colch√Ķes, cobertas etc nas paredes, para impedir o som fique rebatendo.

Hora do enquadro

Definido o c√īmodo onde ser√° a grava√ß√£o, voc√™ precisa definir seu quadro. O que √© “quadro”? √Č o enquadramento da c√Ęmera, ou seja, o que aparece na imagem. Eu recomendo fazer alguns testes, colocando a c√Ęmera em diversos locais do c√īmodo e vendo como fica o fundo.

Sempre recomendo posicionar a c√Ęmera na altura dos olhos da pessoa que ser√° gravada, ou seja, n√£o posicionar a c√Ęmera nem muito de cima, nem muito debaixo.

Se voc√™ est√° come√ßando a gravar v√≠deos agora, minha sugest√£o √© manter as coisas mais simples. Gravar em chroma key (fundo verde) √© legal, mas pode ser dif√≠cil p√īr em pr√°tica nas primeiras vezes. Por isso recomendo avaliar as op√ß√Ķes de locais que voc√™ tem em casa: uma estante de livros, quadros, um abajur bonito… tente escolher um fundo que fique equilibrado e esteticamente bonito.

Objetos de cena

Que chique, n√©? Parece at√© coisa de filme de Hollywood. Objetos de cena s√£o itens que voc√™ coloca no fundo do seu v√≠deo, na sua frente, ao seu lado… onde ficar bonito. A ideia √© preencher o espa√ßo.

N√£o precisa exagerar e encher de coisas, n√©? Voc√™ vai gravar um v√≠deo para internet e n√£o um epis√≥dio da s√©rie “Acumuladores”. Bom gosto √© essencial nesse momento. Uma dica legal √© usar objetos que tenham a ver com o tema do seu v√≠deo!

Sempre fique de olho na tela/visor da c√Ęmera. A imagem tem que estar bonita ali. Tenha paci√™ncia e posicione tudo com calma, como se tivesse pintando uma tela. Capriche, meu Michelangelo!

Boa iluminação faz milagres

Esse post é sobre cenário, mas uma boa iluminação é essencial para deixar tudo agradável ao olhar. Porém, fica aqui a dica: dá pra fazer uma luz bacana para vídeo, mesmo sem equipamentos caros (ou qualquer equipamento!).

Agora chegou o momento de gravar seu vídeo. Boa produção e boa sorte!

Abração do Jeão.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s