🎬📄 Como ficar mais natural na frente da câmera (e nos vídeos)

Na última semana eu, que nunca tive tendências sadomasoquistas, decidi assistir meu primeiro vídeo no YouTube. Se vergonha matasse, esse texto nem teria começado.

No meio da agonia, porém, veio a ideia: gravar um vídeo com dicas pra quem ainda se sente muito travado na frente das câmeras.

Clique aqui para ver no YouTube

Se você não puder assistir agora, aqui vão alguns insights:

Roteiro ajuda muito

Parece meio antinatural, né? Como seguir um script vai me deixar mais natural e não mais engessado? Saber exatamente o que você precisa falar vai dar mais confiança para você se expressar – e vai ser bem mais rápido de gravar e editar, confia em mim. Um adendo: quando eu falo “roteiro” não precisa ser um texto escrito fala por fala, pode ser uma lista de tópicos ou uma pauta em ítens.

Você precisa descobrir a sua voz

Hoje em dia eu me sinto muito natural no vídeo. Isso porque eu sei qual é meu tom, mas não meu tom de voz, mas o tom da minha personalidade. É aquilo que a gente chama de persona.

PERSONA | Personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira

C.G. Jung

A persona é quase um personagem que você vai criando para gravar. É aquilo que você tem de bom naturalmente e que, ao mesmo tempo, funciona no vídeo. É o que faz um apresentador de televisão, por exemplo, dosando a entonação, o sentimento de cada sentença e a ênfase em cada palavra. E tudo isso é mais natural do que parece! Se você é divertido, aproveita isso pra deixar o vídeo mais leve; se você é sério, aproveita esse tom de credibilidade.

Descobrir como você é em frente à câmera pode levar um tempo, demandar algumas experiências e testes. A forma que você passa a mensagem também vai variar conforme o assunto do vídeo, né? Não faz sentido dar uma notícia ruim sorrindo, nem contar uma boa novidade murmurando.

Ser natural é o futuro

Agora é a parte do texto onde a gente se desentende, briga e você vai embora. Sabe isso tudo que eu falei sobre persona? Eu acho que em breve isso vai ser passado. Ou quase isso.

Tenho notado essa tendência pela internet. Cada vez mais os criadores estão ficando naturais no vídeo. Claro, ainda existe um personagem ali por trás, mas pelo menos parece que estão sendo mais eles mesmo. Tipo aquelas maquiagens que fazem pra simular que tá sem maquiagem, sabe?

O mais importante, na minha opinião, é saber dosar as duas coisas: atuação e naturalidade. Ter uma inspiração, alguém que fale bem, pode ajudar!

Porém, isso vem com teste, treino e vídeos gravados.

Dicas rápidas antes de gravar

O bom e velho “treinar na frente do espelho” segue vivo! Acho fundamental pra quem está começando a gravar, passar o roteiro ao menos duas vezes antes de ligar a câmera. Você vai me agradecer na hora de editar o vídeo, porque vai ficar bem menos confuso. Até gravar será mais rápido! Escuta o Jeão.

Se você estiver com tempo, grave uma vez, assista e grave de novo. Na segunda vez você vai estar mais solto.

Se você tem algumas manias – como eu – de falar muitos “ãs”, “hmms” e “ééé” enquanto está pensando no que vai falar, a edição pode salvar você. É só cortar essas pausas na edição. É o chamado “jump cut“, que aproxima uma fala da outra, tirando as pausas. Você pode deixar a fala um pouco mais rápida ou muito mais rápida, depende do que você quer e da sua mensagem.

é hora de filmar!

Agora que você sabe tudo sobre naturalidade na frente da câmera, é hora de pegar o roteiro, a câmera e gravar uns vídeos! Boa sorte e boa gravação.

Abração do Jeão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s