📄 O Instagram quer roubar o zap!

“Que? Tá maluco, Jean? O Instagram não quer roubar o Zap! O Zapzap e o Instagram já são do Facebook.”

Calma, não estou falando do Whatsapp. Estou falando de algo que fazemos/fazíamos na televisão e que o IGTV está tentando reproduzir: o ato de zapear.

“Zapear é o ato de mudar rápida e repetidamente de canal de televisão ou frequência de rádio, de forma a encontrar algo interessante para ver ou ouvir, geralmente através de um controle remoto.” [wikipédia]

Inclusive, é bom lembrar que há poucos anos o eletrônico prioritário nos lares brasileiros era a televisão e hoje… exatamente, a prioridade é o telefone celular. Isso explica a criação de uma plataforma de vídeos na vertical.

Pense em como consumíamos conteúdo há poucos anos. Ligávamos a televisão ou o rádio e escolhíamos a melhor opção dentro daquela grade programação. Hoje não.

No streaming, o consumo é muito diferente. Não estarmos presos a uma grade fixa nos deu a liberdade de decidir o que assistir na hora que queremos assistir. Isso é uma quebra de paradigma muito grande – a liberdade de assistir algo sem estar preso à uma grade.

Agora vou fazer uma pergunta para você se sentir parte desse texto:

você já teve a sensação de demorar mais tempo escolhendo o que assistir no Netflix do que, de fato, assistindo?

O problema é: às vezes não queremos decidir nada nem pensar em nada. Queremos nos jogar no sofá e fazer cosplay de zumbi por algumas horas. O Instagram quer trazer a experiência de “zapear” de volta. Vamos decidindo o que assistir, enquanto assistimos. Essa é a maior diferença na experiência do usuário quando comparamos com o YouTube ou Netflix.

igtv-instagram-1529926576

Além dos grafismos e efeitos analógicos que imitam a TV, temos o auto play. Essa é uma das formas de criar essa sensação de zapear. Você entra no aplicativo e já está consumindo, sem pensar em nada. Não gostou? Tem mais uma sugestão ao lado. Não gostou ainda? Aqui vai mais uma.

Alguns acham o autoplay invasivo, mas na verdade é um truque de mestre. O objetivo de todo app/site é fazer com que o público siga consumindo conteúdo, sem dar tempo para o usuário pensar em ir embora. Dar play no vídeo automaticamente “fisga” o espectador no momento em que ele entra no aplicativo. E depois que o vídeo atual terminou? Outro começa a rodar quase imediatamente após o primeiro.

Algumas das reclamações que mais vi sobre a usabilidade do app foi a dificuldade de pausar os vídeos. Não é atoa! O IGTV não quer que você pare de ver vídeos.

No IGTV não há grades fixas. O conteúdo é personalizado, criado para mim, de acordo com meus hábitos de consumo (não que ele sempre acerte). O algoritmo certamente vai ter cada vez mais importância na apresentação desses vídeos. O Instagram entendeu rápido a demanda por conteúdos efêmeros, rápidos de assistir e que não exigem muito “penso” por parte do espectador.

Agora entendemos o que o Instagram quer com o IGTV, mas ainda temos que esperar o que os criadores de conteúdo vão fazer da plataforma. Eu estou bastante curioso!

Conteúdo rápido de assistir, fácil de consumir e difícil de parar. Essa é a receita do Instagram para abocanhar uma boa parcela do consumo de vídeos na rede.

Vai funcionar? Veremos (e talvez veremos na vertical).

Abração do Jeão.

Um comentário em “📄 O Instagram quer roubar o zap!

  1. Puta análise ein, realmente faz sentido, lembro do tempo que ficava jogado na frente da TV sem nem prestar atenção no que estava assistindo, só “zapeando”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s